A plenária desta quinta-feira (09/03) na Câmara Municipal de Cabedelo foi marcada pela presença em peso de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), pleiteando melhores condições de trabalho e valorização. A categoria teve espaço na tribuna livre da Câmara representada pelo Coordenador Geral do Sindacs do Estado, Sr. Marcelo PiraÃba, para apresentar suas reivindicações.
A Sessão Especial, de autoria do Vereador Márcio Silva, contou com a participação do Secretário Municipal Murilo Suassuna e foi conduzida pelo Vice-Presidente, Vereador Edvaldo Neto.
A discussão foi em torno a possibilidade de adotar a iniciativa do Projeto de Lei, que “Dispõe sobre a concessão do Incentivo Adicional aos ACS e ACE do municÃpio de Cabedelo. Participou ainda, Rosicleide da Silva Lima, coordenadora dos ACS e ACE do municÃpio de Cabedelo. Alguns parlamentares pediram a palavra para externar seu apoio à categoria. O vice presidente da Câmara, Edvaldo Neto, parabenizou os ACE e ACS pela luta e pelas reivindicações e convidou a participarem ativamente dos debates e fez a intermediação das negociações entre a categoria e a Prefeitura.
Em seguida, Vereador Márcio Silva exaltou o trabalho dos agentes de saúde e a necessidade de valorização. Ele lembrou que, ano passado, com participação da Câmara, foi conquistado o repasse do piso nacional. Destacou, ainda, que não é prerrogativa da Câmara propor o projeto requerido para a categoria, por representar despesa para o MunicÃpio, mas os vereadores se envolvem solicitando a Prefeitura que apresente a legalidade, bem como viabilidade financeira da matéria reivindicada pelos agentes de saúde.