Portal atualizado em: 29 de setembro de 2023 às 10:38h

Agentes de Saúde têm espaço na Câmara para reivindicar valorização

Início Agentes de Saúde têm espaço na Câmara para reivindicar valorização

Agentes de Saúde têm espaço na Câmara para reivindicar valorização

Autor: Antônio Araújo

Agentes de Saúde têm espaço na Câmara para reivindicar valorização

A plenária desta quinta-feira (09/03) na Câmara Municipal de Cabedelo foi marcada pela presença em peso de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), pleiteando melhores condições de trabalho e valorização. A categoria teve espaço na tribuna livre da Câmara representada pelo Coordenador Geral do Sindacs do Estado, Sr. Marcelo […]

09/03/2023 15h00 Atualizado há 7 meses atrás


A plenária desta quinta-feira (09/03) na Câmara Municipal de Cabedelo foi marcada pela presença em peso de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), pleiteando melhores condições de trabalho e valorização. A categoria teve espaço na tribuna livre da Câmara representada pelo Coordenador Geral do Sindacs do Estado, Sr. Marcelo Piraíba, para apresentar suas reivindicações.


A Sessão Especial, de autoria do Vereador Márcio Silva, contou com a participação do Secretário Municipal Murilo Suassuna e foi conduzida pelo Vice-Presidente, Vereador Edvaldo Neto.

A discussão foi em torno a possibilidade de adotar a iniciativa do Projeto de Lei, que “Dispõe sobre a concessão do Incentivo Adicional aos ACS e ACE do município de Cabedelo. Participou ainda, Rosicleide da Silva Lima, coordenadora dos ACS e ACE do município de Cabedelo. Alguns parlamentares pediram a palavra para externar seu apoio à categoria. O vice presidente da Câmara, Edvaldo Neto, parabenizou os ACE e ACS pela luta e pelas reivindicações e convidou a participarem ativamente dos debates e fez a intermediação das negociações entre a categoria e a Prefeitura.

Em seguida, Vereador Márcio Silva exaltou o trabalho dos agentes de saúde e a necessidade de valorização. Ele lembrou que, ano passado, com participação da Câmara, foi conquistado o repasse do piso nacional. Destacou, ainda, que não é prerrogativa da Câmara propor o projeto requerido para a categoria, por representar despesa para o Município, mas os vereadores se envolvem solicitando a Prefeitura que apresente a legalidade, bem como viabilidade financeira da matéria reivindicada pelos agentes de saúde.