Portal atualizado em: 19 de maio de 2023 às 19:45h

Câmara Municipal de Cabedelo recebe visita do Capitão dos Portos da Paraíba

Início Câmara Municipal de Cabedelo recebe visita do Capitão dos Portos da Paraíba

Câmara Municipal de Cabedelo recebe visita do Capitão dos Portos da Paraíba

Autor: Antônio Araújo

Câmara Municipal de Cabedelo recebe visita do Capitão dos Portos da Paraíba

O encontro marcou a apresentação do projeto de “cultura oceânica” que poderá ser implementado nas escolas da cidade Na manhã desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Cabedelo recebeu a visita do Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen de Souza Maciel. A visita teve o intuito de  apresentar a sugestão de texto de lei do […]

17/03/2022 9h21 Atualizado há 1 ano atrás

O encontro marcou a apresentação do projeto de “cultura oceânica” que poderá ser implementado nas escolas da cidade

Na manhã desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Cabedelo recebeu a visita do Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen de Souza Maciel. A visita teve o intuito de  apresentar a sugestão de texto de lei do capitão aos vereadores para implementação da educação marítima e cultura oceânica na grade curricular das escolas municipais.


O encontro contou com a presença do Vice-Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), Matheus Ribeiro, e do Secretário de Meio Ambiente do Município, Francisco Urtiga. Representando a casa legislativa, estavam presentes o Presidente da Câmara, Vereador André Coutinho (DEM) e os vereadores Edson da Ótica (DEM), Ivânio da Miramar (PRB), Márcio Silva (PSL), Wagner do Solanense (DEM) e Edvaldo Neto (PRB).

Na ocasião, o Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen Maciel, explicou o objetivo da sugestão e a importância da iniciativa para conscientização e formação de jovens, ressaltando também o papel de Cabedelo nesse contexto. “Cabedelo tem um porto, então essa mentalidade marítima aqui tem que ser fomentada. A ideia é incutir na escola uma matéria para incentivar a cultura oceânica, para que eles colham esses frutos no futuro. Por meio disso, nós teremos cidadãos mais bem preparados, e que cuidam dos nossos mares”, ressaltou.


O projeto traz a inserção de conhecimentos sobre os oceanos e preservação da vida marinha no âmbito escolar. Por meio da implementação na grade curricular do município, também poderão ser realizadas palestras nas escolas sobre a temática, visitas a navios, e explicações sobre a Amazônia Azul para os jovens estudantes.

O Capitão Erijansen Maciel ressaltou que a ação, a longo prazo, pode trazer benefícios para toda comunidade e geração de riquezas por meio da boa utilização dos oceanos, criando uma rede de apoio. “Infelizmente, a nossa cultura marítima e a utilização dos nossos mares para trazer riquezas foi deixada de lado, mas hoje estamos retomando tudo isso. Através da educação, podemos gerar resultados prósperos”, disse.

O Presidente da Casa, vereador André Coutinho, destacou que essa é uma pauta importante e recebeu com gratidão a solicitação. Ressaltando ainda a importância da cultura oceânica para nossa cidade. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de implementar este projeto. Cabedelo é uma cidade portuária e que precisa também dessa conscientização. Iremos abraçar essa causa. Realmente, chegou a hora de Cabedelo ser destaque nesse quesito”, afirmou.