Portal atualizado em: 29 de setembro de 2022 às 8:28h

O futuro das Contratações Públicas e a Atuação do Agente de Contratação

Início O futuro das Contratações Públicas e a Atuação do Agente de Contratação

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cabedelo, em parceria com a OPAC – PB, promoveu o palestra sobre “O futuro das Contratações Públicas e a Atuação do Agente de Contratação”.

As palestras foram ministradas pelas especialistas em licitação as Dra. Vanóbia Nóbrega (Secretaria da OPAC-PB) e a Dra Saionara Lucena (Conselho Fiscal da OPAC-PB), falando sobre Sistemas os Senhores: Luís Suetônio de Oliveira (Gerente Regional do Portal de Compras Públicas) e Flavio Laurentino Correia (Representante da Elmar).

A palestra buscou entender melhor o processo de modernização do sistema de contratação pública, com foco na nova lei de licitação, que pode ser estampada pela virtualização do processo, que passa a ser conduzido, preferencialmente, por meios eletrônicos, enquanto a forma presencial se torna exceção, além da necessidade de profissionalização dos agentes públicos responsáveis pelas contratações, personificados na figura do Agente de Contratação. Essa é mais uma medida que visando uma gestão de competência, por meio da compatibilidade das atribuições do cargo, da formação do profissional, a segregação de funções e, também, pela certificação profissional, aspecto que certamente muito valorizará a atuação dos profissionais como também a importância na transparência pública.

Participaram do evento a Diretora da Escola Jadylene Souza, o Secretário Geral da Presidência da Câmara Carlos Rangel, representando o Presidente André Coutinho, palestrantes, servidores e convidados.

Na oportunidade, a diretora da Escola do Legislativo da Câmara, informou que o Presidente da Câmara, Vereador André Coutinho, firmou convênio com o Interlegis e, logo após o período eleitoral, serão oferecidos diversos cursos perante a Escola.

O Interlegis é um órgão do Senado Federal, que atua de forma pioneira no âmbito das Escolas Legislativas.

Por Ascom.

Compartilhar

Notícias Relacionadas