Portal atualizado em: 17 de novembro de 2022 às 10:46h

Sessão Especial, alusiva ao Setembro Verde, para chamar atenção da sociedade para a doação de órgãos

Início Sessão Especial, alusiva ao Setembro Verde, para chamar atenção da sociedade para a doação de órgãos


A Câmara Municipal de Cabedelo realizou, nesta terça-feira (27), Sessão Especial sobre o Dia Mundial da Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes, de autoria do Vereador José Pereira (União Brasil), para alerta e conscientização da população em geral.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi criado por lei em 2007 para realizar campanhas de estímulo à doação. Ao promover a Campanha Setembro Verde, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos alerta para a diminuição do número de doadores em razão da pandemia. Alguns órgãos podem ser doados em vida, como rim e fígado. Outros dependem do diagnóstico de morte cerebral e de autorização da família.

A mesa dos trabalhos foi composta por Dra. Rafaela Dias, representante da Central de Transplantes e representando a Secretaria Estadual de Saúde, Murilo Suassuna, Secretário Municipal de Saúde e Shirlene Gadelha, Diretora do Hemocentro da Paraíba.

No plenário, participaram dos debates, o Sr. Giovanni Bosco (Superintendente da PRF), Sr. Cacá Barbosa (Jornalista do Sistema de Opinião TV e Rádio Manaíra), Sr. Emanuel (Tenente do Corpo de Bombeiros de Cabedelo), Sr. Wallison Bezerra (Jornalista do Portal Mais PB e Hora H), Sr. Paulo Neto (Jornalista do Sistema Correio), Sr. Marcos Antônio (Pai de Doador de Órgãos), Sra. Emanuelle Monique (Mãe de Doador de órgãos), Dra. Nathália Siqueira (Diretora Técnica do SAMU de João Pessoa) e da Sra. Karine Tenório (Jornalista do Sistema RTC de Comunicação).

Na oportunidade, o Vereador José Pereira, autor da propositura, entregou votos de aplausos a todos convidados presentes que participaram dos debates, como forma de reconhecimento e incentivo ao assunto. Além de realizar a entrega do Título de Cidadão Cabedelense ao Jornalista Cássio Valério Barbosa (Cacá Barbosa), através do Decreto Legislativo nº 791/2019, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Compartilhar

Notícias Relacionadas